31/01/2014

4

Desafio 2013: Um Ano sem Comprar Maquiagem! #Post Final!



Pois bem, como prometi no último post a respeito do meu "desafio 2013", hoje vim contar por aqui os números da minha coleção de maquiagem e como passei o ano passado todo passando vontade a cada nova coleção de maquiagem que era lançada.

Como eu já disse anteriormente, por aqui, decidi, no final de 2012, que já era hora de parar de, literalmente, jogar dinheiro fora e usar tudo o que eu tinha. Assim nasceu esse meu "projeto" (acho essa nomenclatura meio brega, confesso): Desafio 2013: Um Ano sem Comprar Maquiagem.

Tive muito receio de ficar sem base e afins, tenho muitas imperfeições na pele e me sinto "nua" quando não estou usando nem um BB Cream, por exemplo. Ainda bem que meu marido, vez por outra, me presenteava com algum item indispensável.

Pensei que eu acabaria economizando algum dinheiro, por não comprar tanta maquiagem, mas canalizei meus trocadinhos para produtos para pele (pelo menos foram produtos que eu usava até o fim). Não fiquei com tanto peso na consciência, mas também não fui "a pessoa controlada" (em termos de gastos com "supérfluos"). 

Depois de todo esse tempo me controlando nas compras, até hoje, sempre que pretendo comprar alguma coisa, faço-me algumas perguntas essências, são elas:

- Realmente preciso disso?
- Preciso ou só quero?
- Não tenho nada perecido?
-O dinheiro que vou gastar não vai me fazer falta?
- Caso eu compre, por quanto tempo poderei usar o produto?
- Posso esperar para realizar a compra em outra oportunidade?

Garanto que, ao me fazer esses questionamentos, acabo desistido da maioria das compras que eu gostaria de fazer, ou seja, na maioria das vezes eu só queria, não estava realmente precisando.

Outra dica interessante: compre por boleto! Pois, mesmo que seja uma compra por impulso, você pode pensar melhor se realmente precisa do produto, caso a resposta seja "sim", você paga o boleto, caso seja "não", você não gastará seu dinheiro e ainda terá matado aquela vontadezinha básica de comprar (gente, e como comprar dá aquela sensação boa, né?).

Hoje, dando uma olhada na minha coleção de maquiagens, percebi que nem tenho tantos produtos assim... Quem "normal" precisa de mais do que o que tenho? Sem exageros, né? Vamos lá?

Atualmente tenho:

- 05 Paletas de Sombras;
- 04 Máscaras para Cílios;
- 02 Delineadores;
- 02 Bases para Sombras;
- 10 Lápis Pretos;
- 04 Lápis Beges;
- 03 Lápis para Sobrancelhas;
- 27 Batons/Glosses;
- 04 Pós Compactos;
- 05 Lápis (Bases para Sombras);
- 03 Lápis (Delineadores) Coloridos;
- 16 Sombras Unitárias;
- 01 Quarteto de Sombras;
- 07 Primers Faciais;
- 07 Corretivos;
- 02 BB Creams;
- 10 Bases (Incluindo Bases Escuras para Contorno);
- 04 Iluminadores;
- 05 Blushes.

Pretendo comprar algo em breve?

Sim... Fiquei muito fã da Color Tattoo da Maybelline e estou de olho em um corretivo da MAC. Ah! E eu sempre estou querendo alguma coisinha para a pele, mas não é nada urgente.

De uns tempos para cá estou sempre tentando prezar pelo consumo consciente, espero me controlar, também, em 2014.

4 Comentários:

ISABEL CRISTINA --> Responder disse...

O certo mesmo é nós comprarmos o que realmente precisamos e usá-las até o fim! Mas existe mulher que não compre um batom a mais ou um rímel, lápís, sombra e etc? Acho muuuuito difícil ! Só se não tiver condições financeiras mesmo.

Beatriz Campos --> Responder disse...

Isabel, de uns tempos para cá até que eu estou mais controlada, viu? Hehehe... Beijos!

Andreza A A disse...

Bia, obrigada por compartilhar conosco seu desafio e também nos incentivar.
O meu é um terço do seu, mas extensível a outros itens: Serão quatro meses sem comprar makes, esmaltes e cosméticos em geral, roupas, sapatos, bolsas, joias etc. Nada que for para uso pessoal. Só esse período pq qdo eu estiver de férias nos EUA é ÓBVIO que vou comprar makes, mas estou fazendo como na viagem passada, anotando o que realmente quero há muito tempo e deixando um baixo orçamento para achadinhos.
MELHOR ASSIM. Vamos prosseguir com o consumo consciente.

Bjs

Beatriz Campos --> Responder disse...

Andreza! Que riqueza, hein amiga? Eu querendo ir para Curitiba e/ou Buenos Aires, fazendo mil contas, juntando um dinheirinho suado e você indo para os EUA! A cara da riqueza! Hehehe... Beijos! Obrigada por sempre estar por aqui! E força sempre, rumo ao consumo consciente! ;)

Postar um comentário

Pessoas queridas, comentários são respondidos nos próprios comentários, ok? Então, por favor, volte por aqui! Obrigada!