17/01/2015

0

Como é o Tratamento com Vitamina D p/ Esclerose Múltipla e Qual a Relação da Vitamina D com a sua Beleza (Caso Você não Tenha E.M.)?

Desde que comecei a desconfiar que tinha E.M., iniciei várias pesquisas na internet sobre a doença. Eu li muito, muito mesmo! Eu queria/precisava entender o que estava acontecendo comigo, eu não gosto de ser pega de surpresa (surpresas ruins, vale salientar), então era mais do que necessário saber a respeito de sintomas e, claro, tratamentos.

A Vitamina D não era/é uma unanimidade, muita gente acha o tratamento com ela um absurdo, minha médica daqui do Recife só faltou me chamar de irresponsável (por estar tomando a vitamina), mas eu bati o pé (#BiaRebelde) e disse que não abandonaria o tratamento, afinal de contas, a Vitamina D faz com que eu me sinta "viva"(explicarei logo mais).

Existem algumas pesquisas, e alguns médicos, que defendem que a Vitamina D atuaria como um imunomodulador (sim, Bia... O que é isso? Bem, um imunomodulador é algo que vai baixar os níveis do anticorpo "ruim", ou seja, aquele que ataca a minha mielina e provoca as inflamações no Sistema Nervoso Central - pelo menos foi o que entendi, de acordo com a explicação do meu médico de São Paulo - lembrando que eu não sou da área de saúde e ficava em recuperação em Biologia...), então ela seria suficiente para frear os surtos de E.M., consequentemente, os pacientes não ficariam com as sequelas que acontecem pós-surtos (perder os movimentos dos membros, ter dificuldade para caminhar, perder partes da visão...).

Eu não faço só o tratamento com a Vitamina D, também faço o tratamento convencional (post em breve), mas posso dizer que ela é fundamental para mim.


Fonte da Imagem: http://www.istoe.com.br/reportagens/226714_A+PODEROSA+VITAMINA+D


E como é o tratamento?

Bem, depois que o diagnóstico é dado, é preciso procurar um médico que siga o protocolo do Dr. Cícero Coimbra (o pioneiro no Brasil com o tratamento), sei que existem alguns médicos em algumas cidades que estão praticando o protocolo, até aqui mesmo no Recife, só que alguns não são neurologistas, então eu preferi "beber da fonte" e fui/vou para São Paulo. O Dr. Cícero não recebe novos pacientes, mas a pessoa é encaminhada para outro membro da equipe dele (no meu caso, sou paciente do Dr. Sérgio Menéndez).

A consulta custa R$700 e dura umas duas horas (sério!), o Dr. Sérgio é muito atencioso, explica tudo sobre a doença, tira dúvidas, faz exames clínicos, vê os exames que a gente leva (exames de sangue, ressonâncias magnéticas...) e passa a medicação (que a gente só pode começar a tomar depois de fazer - e enviar por e-mail - os exames que ele passa. Sim, ele responde tudo e não demora muito).

A medicação é a Vitamina D em altas dosagens (tomo 100 gotas todos os dias, uma pessoa normal, dependendo do peso, tomaria no máximo umas quinze - porque a vitamina é ótima para várias coisas) + algumas cápsulas (quatro ao longo do dia) contendo substâncias que vão ajudar na: memória, fortalecimento muscular, coisas que eu não sei explicar e que estão relacionadas com o SNC e inibição da vontade de comer doces.

Médicos mais tradicionais questionam esse tratamento porque, caso ele não seja feito de forma bem regrada, pode fazer com que o paciente perca os rins e vá parar na hemodiálise. A Vitamina D faz com que o organismo absorva mais cálcio e esse cálcio pode acumular nos rins, aí eles petrificam e tchau e bênção! E o que fazer?

Bem, o tratamento com Vitamina D traz algumas restrições na dieta... Alguns alimentos ficam proibidos, como:

- Leite e Derivados (iogurtes, queijos, manteigas, leite condensado, creme de leite...);
- Chocolate ao Leite;
- Alimentos com Alto Teor de Cálcio.

Sim, minha gente... Eu não como mais chocolate! #TristezaMaster (por isso é tão importante tomar as cápsulas com o "negocinho" que inibe a vontade dos doces, funciona mesmo!). Mas até que já me acostumei, sinto falta mesmo é do meu leitinho com café e de um pedacinho de queijo de coalho na brasa... Tudo tem seu preço, né?

Ah! É preciso tomar, pelo menos, 2 litros e meio de água todos os dias (para que esse cálcio vá saindo na urina). #AmoMeusRins

Fora isso é só alegria! A Vitamina D me deixa extremamente disposta, minha fadiga (desde que comecei o tratamento) praticamente sumiu, o choque (sim, eu sentia um choque - ao abaixar a cabeça - que descia do pescoço até o final da coluna - chama-se Sinal de Lhermitte) praticamente desapareceu, não sinto mais tantas dores, não estou com a bexiga tão descontrolada, sinto que minha sensibilidade do lado esquerdo (meu lado afetado) está bem melhor... Ou seja, só amor!

Prefiro não comer chocolate pelo resto da vida do que viver agarrada em uma barra de chocolate comigo em cima de uma cama e sem meus movimentos... Prioridades, né?

Meu médico diz que a falta de Vitamina D  é uma epidemia mundial, a falta ou insuficiência dela, em nosso organismo, faz com que a gente até engorde, sabia? Ou seja, não precisa ter E.M. para tomar umas gotinhas de Vitamina D, viu?

Outra coisa, existem estudos que comprovam que a Vitamina D ajuda no controle da pressão arterial, ou seja, nada de inchaço!

Viu? A Vitamina D também pode ser uma aliada da beleza!

Bem, se você tem E.M., não tenha dúvidas, a Vitamina D vai revolucionar a sua vida. E não, não estou mandando que abandonem os tratamentos convencionais, mas que façam os dois. Pela minha experiência, vale muito a pena.

Informações Importantes:

A Vitamina D tem que ser manipulada, aqui no Recife é extremamente caro, fica mais barato (mesmo pagando frete), mandar fazer em São Paulo, lá a farmácia mais em conta é a Galênica (site aqui).

Endereço e telefone do Consultório do Dr. Cícero Coimbra (consequentemente Dr. Sérgio):

Rua Dr. Diogo de Faria 775 Conjunto 94 São Paulo - SP
(11) 5908-5969

É um parto conseguir uma consulta, mas não desista!

*Estou ganhado algo do médico ou da farmácia? Não, apenas estou ajudando a outros que, assim como eu, se descobrem portadores de uma doença grave, séria e sem cura. Disseminar informações é sempre bom.

*E só agora percebi que eu escrevi Vitamina D umas mil vezes!

Comentários:

Postar um comentário

Pessoas queridas, comentários são respondidos nos próprios comentários, ok? Então, por favor, volte por aqui! Obrigada!