04/08/2016

4

Falando (só um bocadinho) sobre Contorno e Efeitos Luz e Sombra...

Eu adoro fazer contorno! Toma muito tempo na maquiagem, mas mesmo assim é algo que eu realmente tenho apreço. É questão de gosto de cada um, particularidade, mas adoro deixar meu rosto um tanto quanto mais "esculpido", sabe? No workshop do Marcos Costa (falei sobre ele aqui), alguém perguntou sobre "papada" e ele disse que era "maquiagem e não plástica"... Quem sou eu para dizer alguma coisa sobre um maquiador tão renomado, mas acho que a maquiagem ajuda sim a disfarçar aquelas coisinhas que nos incomodam, sabe? Maquiagem, pra mim, é melhora de autoestima, é pra gente se sentir mais bonita, mais confiante...

Pois bem, voltando com a questão do contorno...



Essa imagem foi retirada do livro Segredos da Maquiagem de André Sartori e eu fiz algumas pequenas alterações, como por exemplo, colocar os números com outra fonte (nada de especial nas alterações, na verdade). Vale dizer que o livro, apesar de ser mais indicado para iniciantes no mundo da maquiagem, é muito bom, traz dicas muito preciosas e, melhor ainda, possui precinho mais do que amigo (comprei na revista Moda & Casa Avon).

Escolhi essa imagem porque ela representa, mais ou menos, o que faço em mim:

- Limpo a pele;
- Aplico primer;
- Aplico corretivo colorido (verde nas espinhas e lilás no melasma);
- Aplico corretivo escuro ou base mais escura do que a que uso;
- Aplico corretivo um tom mais claro do que o meu.

1. Afinar o nariz é algo que eu sempre faço, tem gente que não gosta, então, quando vou maquiar, sempre pergunto qual a preferência da pessoa. Só lembrando que é preciso esfumar bastante para não ficar uma coisa muito "aparente".

2. Aplicar base ou corretivo mais escuro na base dos cabelos é muito bom para quem possui a testa mais larga, a minha até que não me incomoda muito, mas eu acabo aplicando um pouco de produto sim. Vou ser um pouco repetitiva, mas é preciso esfumar bem!

3. Praticamente não saio de casa sem afinar o rosto, é meio que uma mania minha! Faço sempre aquele biquinho de peixe e aplico a base (ou corretivo) logo abaixo do osso zigomático (sempre deixando dois dedinhos entre a linha o os lábios).

4. Não sou muito de iluminar a testa, minha pele é muito oleosa, então, com o tempo, fica parecendo que estou com o rosto todo ensebado... 

5. Costumo usar sombra bege e opaca para iluminar abaixo das sobrancelhas, algumas pessoas preferem corretivo e outras usam lápis específicos para isso. É só preciso ter cuidado para não "pesar" na mão.

6. Passo corretivo colorido (amarelo ou laranja) só na olheira, depois aplico a base no tom da minha pele e por último, nessa área, faço esse triângulo invertido (com corretivo mais claro do que o meu de costume) para dar uma iluminada nessa área. É bom lembrar que não usar muito produto, porque, como serão, no mínimo, três camadas, com o tempo, pode craquelar.

7. Não ilumino sempre o centro do nariz, como já disse, minha pele é muito oleosa e meu nariz fica "brilhando" com um tempo, mas, mesmo assim, de vez em quando, ainda faço porque sou meio teimosa.

8. Nunca ilumino o arco do cupido porque acho que fica muito chamativo... Questão de gosto, tem gente que não sai de casa sem essa "correção".

9. Também nunca ilumino acima do queixo, já sabem né? Pele oleosa + iluminador...

10. Essa iluminação abaixo da aplicação da base escura (ou corretivo) para afinar o rosto serve, na minha opinião, para dar mais ênfase ao sombreado, mas não costumo usá-la por conta do meu velho problema com a oleosidade do meu rosto.


Espero que essas dicas tenham ajudado, qualquer tipo de dúvida é só deixar um comentário que eu terei o maior prazer em responder.

4 Comentários:

Carolina Gonçalves --> Responder disse...

Nunca fiz, tenho preguiça! Hahaha E me parece que a pele fica muito carregada, não sei... Mas vejo que o efeito é incrível!
Beijos
http://www.mulhermelhore.com/ Apareça :D

Beatriz Campos --> Responder disse...

Para quem não possui muitos problemas com a pele, realmente, fica pesado, mas eu (que possuo marcas e manchinhas) acho essencial, sabe? Beijos!

Thaís Madeira --> Responder disse...

Acho lindo esses contornos, uma pena q não sei fazer. :(
Bjus!!!

Beatriz Campos --> Responder disse...

Thaís, eu também não sabia muito, o curso me ajudou bastante, mas é questão de treino também! Beijos.

Postar um comentário

Pessoas queridas, comentários são respondidos nos próprios comentários, ok? Então, por favor, volte por aqui! Obrigada!